Crise Venezuela-EUA Preocupa Brasil: Ministro da Defesa Alerta para Impacto na Fronteira
Ministro da Defesa Expressa Preocupação com a Crise Venezuela-EUA e seus Reflexos na Fronteira Brasileira
O ministro da Defesa, José Múcio, manifestou a preocupação do governo brasileiro com a escalada da crise entre Venezuela e Estados Unidos (EUA), alertando para os possíveis impactos na fronteira do Brasil. Segundo Múcio, o país já havia reforçado a segurança na região antes do agravamento das tensões nas últimas semanas.
“Estamos preocupados com a nossa fronteira, para que ela não sofra e não transforme a nossa fronteira numa trincheira”, declarou o ministro. A declaração foi feita na sexta-feira (5), após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Múcio enfatizou que o Brasil é um país pacífico e que os investimentos em defesa visam proteger o patrimônio nacional, e não territórios estrangeiros. As informações são do Portal Litoral Sul.
Reforço na Fronteira: Operação Atlas e Presença Militar
Múcio explicou que o Brasil mantém operações contínuas na fronteira com a Venezuela. Em 2024, antes do aumento da tensão entre Caracas e Washington, já estava programada a Operação Atlas, que visa o deslocamento de tropas para a região. Este movimento, segundo o ministro, tem como objetivo garantir a segurança durante a COP30 e oferecer assistência em áreas de fronteira mais remotas. Ele ressaltou que o envio de tropas não está relacionado a auxiliar a Venezuela, mas sim a proteger os interesses brasileiros.
Em dezembro de 2023, o Brasil já havia enviado tropas para a fronteira devido às tensões entre o governo de Nicolás Maduro e a Guiana, que disputam o controle da região de Essequibo.
Crise Venezuela-EUA: Uma 'Briga de Vizinho' que Preocupa o Brasil
Ao comentar sobre a crise entre Venezuela e EUA, José Múcio comparou a situação a uma “briga de vizinho”. “Isso é como briga de vizinho. Eu não quero que eles mexam no meu muro. Eu não quero que eles tirem a fiação que acende a frente da minha casa, que não mexam na minha casa, torcemos para que passe. Evidentemente, Eles devem ter os seus motivos”, afirmou.
O Brasil, juntamente com a maioria dos países da América Latina e Caribe, expressou preocupação com a presença militar dos Estados Unidos na costa da Venezuela, formalizando sua posição em um documento conjunto.
O Portal JC - Redação Online acompanha de perto os desdobramentos da crise e seus possíveis impactos na região. Nosso compromisso é levar informação de qualidade e relevante para os moradores do Sul de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul.
Fonte: Portal Litoral Sul
Posts Relacionados
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!