Consórcio CIDIRUR avança na liberação de licenças ambientais para pontes na ERS-417 e ERS-494
Avanços significativos para a construção de pontes no Litoral Norte do RS
O Consórcio CIDIRUR (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Sul) anunciou um importante avanço na liberação das licenças ambientais para a construção de cinco pontes nas rodovias ERS-417 e ERS-494. A iniciativa promete impulsionar o desenvolvimento regional, facilitando a mobilidade e a segurança dos moradores dos municípios de Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.
Em reunião realizada na última terça-feira (09/12), representantes do Consórcio CIDIRUR, do governo do estado do Rio Grande do Sul e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) alinharam esforços para agilizar a emissão das licenças ambientais. O encontro contou com a presença do presidente do Consórcio CIDIRUR, Marcos Venicios, do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do RS, Leandro Borges, do diretor executivo do Consórcio, Flávio Lipert, e do diretor técnico da FEPAM, Gabriel Ritter.
FEPAM promete prioridade na emissão das licenças para as pontes
Durante a reunião, o diretor técnico da FEPAM, Gabriel Ritter, garantiu que a fundação dará prioridade total à emissão das licenças ambientais necessárias para a construção das pontes. Ritter também informou que a licença da ponte de Mampituba, por estar localizada em divisa estadual, será emitida pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e se comprometeu a intermediar o diálogo para acelerar o processo.
A construção destas cinco pontes representa um marco para o desenvolvimento da infraestrutura na região, com potencial para gerar novos negócios e melhorando o escoamento de produtos locais. O Portal JC - Redação Online, sempre atento ao desenvolvimento regional, seguirá acompanhando de perto os próximos passos desta importante iniciativa.
Impacto positivo no desenvolvimento regional
As obras de construção das pontes nas ERS-417 e ERS-494 beneficiarão diretamente os municípios de Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas. A melhoria da infraestrutura rodoviária trará mais mobilidade, segurança e, consequentemente, impulsionará o desenvolvimento econômico e social da região. O presidente do CIDIRUR, Marcos Venicios, destacou a importância do trabalho integrado entre o consórcio, o estado e os órgãos ambientais para viabilizar essas importantes obras.
“Estamos avançando de forma significativa. As cinco pontes previstas irão promover um impacto profundo no desenvolvimento regional e, graças ao trabalho integrado entre Consórcio, Estado e órgãos ambientais, estamos cada vez mais próximos de viabilizar essas importantes obras”, afirmou Marcos Venicios.
Cronograma e expectativas
De acordo com o cronograma divulgado, a expectativa é que a ordem de início das obras seja emitida em fevereiro de 2026. A conclusão das pontes representa um avanço significativo para a infraestrutura do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, promovendo o desenvolvimento e a integração da região.
O Portal JC - Redação Online oferece serviços de criação de conteúdo para websites e redes sociais. Se você precisa divulgar notícias e informações relevantes para sua região, entre em contato conosco!
Fonte: Consórcio CIDIRUR.
Posts Relacionados
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!